FREIOS

O sistema de freios dos veículos leves é hidráulico, ou seja, utiliza um fluido para levar os esforços do motorista até as rodas. Este fluido, no caso do sistema de freios, é um produto sintético e que por sua característica absorve água.

Recomendamos a substituição do fluido pelo menos uma vez por ano, pois a água nele contida possui um ponto de ebulição bem mais baixo que o do fluido e, em condições mais severas de frenagem, esta poderá se transformar em vapor causando a falta de freio no veículo naquele momento.

PNEUS

Nas bandas laterais, local onde se encontram informações sobre os pneus, existem marcas grafadas de TWI. Na direção destas marcas, dentro dos sulcos dos pneus você encontrará um ressalto de borracha, este é o ponto do TWI.

Ele é o indicador do ponto de troca do pneu com segurança. Rodar além deste ponto significa estar com um pneu demasiadamente gasto, perdendo sulco de escoamento d'água, de resíduos sólidos e portando a aderência deste na pista. Fique atento!

SUSPENSÃO

Trata-se do conjunto de componentes que sustentam a carroceria do veículo e sua carga, além de trabalharem para o conforto, segurança e estabilidade do mesmo.

Por ser um conjunto, tudo trabalha em harmonia e por isso deve ser revisada periodicamente a cada 5.000km. Um dos itens deste conjunto é o pivô, elemento fixado na extremidade do braço de suspensão, ligado diretamente a roda do veículo; um desgaste deste gera barulho e a quebra, o deslocamento excessivo da roda e a perda de controle do veiculo.

INJEÇÃO ELETRÔNICA

É o sistema de alimentação de combustível nos carros mais modernos. A manutenção adequada inicia-se com a substituição do elemento do filtro de ar ou com o uso de um bom combustível.

Faça uma verificação do sistema a cada 10.000km, em caso de se usar o carro em condições mais severas – atenção – o regime de trânsito de uma cidade grande é uma condição muito crítica, pois o motor trabalha muito tempo em marcha lenta e com a temperatura bem alta.

LUBRIFICANTES

A lubrificação dos sistemas é de suma importância para o bom desempenho deste, bem como de sua vida útil.

O fluido lubrificante tem o papel de lubrificar, refrigerar, promover limpeza, entre outros. Podem ser sintéticos, semi sintéticos ou mineral – importante é ver a recomendação do fabricante de seu veículo - porém mais importante é não misturá-los ou ultrapassar o período previsto para troca, pois os aditivos de um podem reagir com os aditivos do outro e causar um produto prejudicial ao sistema.

BATERIA

A maioria das baterias que encontramos no mercado são isentas de manutenção, ou seja, não necessitam de adição de solução com o passar do tempo.

Recomendamos porém que se mantenham limpos, bem fixos e em bom estado os terminais elétricos que a conecta no veículo, pois poderão causar uma falha na condução de corrente no momento da partida do motor ou durante o processo de carga da mesma.

Saiba mais sobre Manutenção Veicular

Ligue para (11) 4479-5011 / (11) 4479-7777 ou entre em contato por email.
O texto acima "Manutenção Veicular" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.
Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.